Pages

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Hidratação de cutículas

Quem faz as unhas sempre, seja no salão ou em casa mesmo, não abre mão de arrancar todas as cutículas possíveis, e o resultado, às vezes, é aquele belo bife, dedos doloridos, e muitas vezes infeccionados.Tirá-las não é a melhor solução, mas sim hidratá-las. Isso mesmo, cuidar das cutículas como você cuida do seu corpo, do seu rosto. Um creminho a mais não vai fazer a menor diferença, né? rs. Aí você pensa, tudo bem, isso acontece de vez em quando. Realmente, mas esses não são os únicos motivos para que você repense esse ato. A cutícula serve como uma proteção ao organismo.

A retirada da cutícula pode favorecer a instalação da paroníquia que consiste na infecção da pele que rodeia a unha, habitualmente causada pela levedura Candida albicans e, mais raramente, por bactérias.

Quais os cuidados para se evitar a paroníquia?

É importante manter as mãos sempre secas, está proibida a retirada de cutículas. – segundo palavras do Dr. Adriano Almeida, dermatologista, especialista em medicina estética e professor da pós-graduação de dermatologia da Fundação Pele Saudável." Texto retirado do site Unha Bonita

Para mim, essas razões são mais que suficientes, mas confesso que outro detalhe me fez querer aderir ainda mais a esse novo jeito de cuidar das cutículas. Quem faz unha no salão, precisa contar com a sorte para que a manicure não arranque um bife e não machuque seus dedos, e, hidratando as cutículas, você vai ao salão apenas para pintar. Poupa tempo e riscos. No meu caso, que faço a unha em casa, é ainda melhor. Eu sou muito perfeccionista e acabo sempre me machucando tentando tirar cada vestígio de cutícula, o que demanda tempo e paciência. Só de imaginar que eu não precisarei mais tirar as cutículas e que minhas unhas estarão sempre prontas pra receber o esmalte dá até mais ânimo. rs.

Gente, parece brincadeira, besteira, mas eu acho que vale a pena tentar. Em muitos países de primeiro mundo, não se usa mais alicate. Realmente, fazemos unhas tirando as cutículas há tanto tempo, nunca aconteceu nada, pra que mudar? Eu optei por tentar, pelo menos tentar. Acho mais seguro, mais prático e mais bonito!

Agora, como fazer isso?

Existem muitos cremes próprios para isso, mas caso você não tenha nenhum, pode começar com cremes próprios para as mãos. Eu uso o Mira Cuticle da Avon e tem dado ótimos resultados. Tem também a Cera nutritiva para unhas e cutículas da Granado, que eu ainda vou experimentar e conto pra vocês. Eu li que o Bepantol também é bom, mas como não é um simples creme hidratante e nem foi feito para esse fim, vou consultar minha médica Dra Tia :)

Conforme você vai hidratando, as cutículas vão ficando finas e não aparecem. Se precisar, apenas empurre a cutícula com uma espátula.

Não estou querendo convencer ninguém a não tirar suas cutículas, apenas mostrando uma opção mais segura, com resultados estéticos mais bonitos!

O mais importante é: Não importa o que você faz para ter as unhas sempre bonitas, faça isso com segurança. Se você vai ao salão, leve seu kit, ou certifique-se que os aparelhos são devidamente esterilizados. Saúde acima da beleza!!

Fica a Dica :)


Clique na imagem para ampliá-la

Algumas informações foram retiradas do site Unha Bonita

1 comentários:

Fernanda Ramalho disse...

Ja usei esses babadinho e adorei o resultado. vale a pena!

Postar um comentário

Fale nisso você também